terça-feira, 19 de outubro de 2010

Multiculturalismo falhou na Alemanha


Estão a provocar controvérsia na Alemanha as declarações de Angela Merkel, que diz que a tentativa de criar uma sociedade multicultural na Alemanha "falhou completamente".

“No início dos anos 60, a Alemanha chamou trabalhadores estrangeiros e eles agora vivem aqui. Durante algum tempo, mentimos a nós próprios, pensando ‘eles não ficam e um dia hão-de partir’. A perspectiva de que poderíamos construir uma sociedade multicultural, vivendo lado a lado e gozando da companhia uns dos outros, falhou completamente”, disse Angela Merkel num encontro com a juventude partidária da União Democrata-Cristã (CDU), o partido no poder.

Esta posição surge numa altura conturbada do debate sobre a integração das comunidades estrangeiras na Alemanha, em especial as comunidades árabes e muçulmanas.

Os imigrantes, disse Angela Merkel, têm de "fazer mais" pela sua própria integração: "Nós sentimo-nos ligados aos valores cristãos. E aqueles que não são capazes de aceitar isto também não têm lugar aqui".

A chanceler alemã afirmou ainda que os cidadãos oriundos de outros países devem aprender a língua alemã, de maneira a terem melhores oportunidades no país.

Sem comentários: