quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mocidade Portuguesa




Mocidade Portuguesa o que era realmente?

A Organização Nacional Mocidade Portuguesa foi criada a 19 de Maio de 1936.

Pretendia abranger toda a juventude, escolar ou não, e atribuia-se como fins estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares.

E a esta organização deviam pertencer todos os jovens dos sete aos vinte-cinco anos, a Mocidade Portuguesa dividia os seus membros por 4 escalões etários: os lusitos (dos 7 aos 10 anos), os infantes (dos 10 aos 14 anos), os vanguardistas (dos 14 aos 17 anos) e os cadetes (dos 17 aos 25 anos).

A Mocidade Portuguesa Feminina

Criada em Dezembro de 1937.
Esta organização tinha como objectivo cultivar nas filiadas a previdência, o trabalho colectivo, o gosto da vida doméstica e as várias formas do espírito social próprias do sexo, orientando para o cabal desempenho da missão da mulher na família, no meio a que pertence e na vida do Estado.

Opinião pessoal

A minha opinião sobre a mocidade portuguesa é que era uma boa organização que unia os jovens e lhes mostrava como as coisas deviam ser encaminhadas, através do respeito (ordem) e obdecendo ás leis da sociedade.
Comparando com o hoje em dia podemos ver muito bem como anda a nossa juventude, não falando num modo generalizado porque nem todos são iguais, mas em muitos casos podemos ver como esta Juventude actual tem os seus principios. Principios que para alguns nem devem existir, nao sabem o que é o respeito, nao sabem o que é obdecer ás leis da sociedade, alguns nem traçam objectivos na sua vida, preferindo a vida do crime e da estupidez.
Mesmo na sua sua convivencia, fazem os seus grupos pouco se preocupando uns com os outros.
Como podemos ter um bom progresso a nivel futuro se deixamos as novas gerações caminhar por linhas tortas??
Porque nao apoiar uma alternativa? algo verdadeiramente diferente que faça frente a este caminho desnaturado que muitos levam. Cada um é livre de escolher o seu caminho, tal como sao livres de optarem por uma alternativa.
Deve haver pois, uma cooperação entre os jovens tanto na diversão como no trabalho, um espirito de entre ajuda, uma visão centrada no progresso pela pátria, uma luta pela nossa idêntidade!

termino com esta frase:
A Minha vida é aqui e aqui combaterei, pela minha Pátria!


------------------------------------------ // ----------------------------------------

Deixo aqui dois videos:


1 comentário:

Activista disse...

Bom fim de semana, pessoal

abraço